Capoeira é história

Capoeira é história
capoeira é história de libertação

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Relatório sobre a reunião com o Deputado Federal Roberto Policarpo
       Aos 08 dias do mês de abril de 2011, sexta- feira, com início às 11 horas, na Assembléia Legislativa do DF, ocorreu a reunião dos Educadores Populares  com o Deputado Federal Roberto Policarpo, Partido dos Trabalhadores.
       Neste encontro, o Deputado comprometeu-se em fomentar a prática da Capoeira, Grafite e Skate nas escolas públicas do DF e em toda sociedade. O movimento destacou a importância da atuação dos Educadores Populares, como lideranças comunitárias, como agentes de cultura (cultura na Concepção plena: esporte, educação, política, arte).
       A importância da prática e o melhor uso da Capoeira Identitária na promoção das ações educacionais, tendo como objetivo a cidadania pautada nos Direitos Humanos e afirmação da política da paz social, na diversidade.
      O Deputado recebeu o relatório do II Encontro dos Educadores Populares e um documentário em DVD sobre o movimento. Informou que seu gabinete está aberto para atender os objetivos dos educadores populares e também pleitos individuais mediante agendamento. Também adentrou ao movimento como participante e organizador da audiência pública a nível federal.
       Em breve, todos nós, participaremos da I audiência Pública de Educadores Populares do DF. O Estado brasileiro, mediante a provocação dos Educadores Populares, deve legalmente garantir a atuação com os Mestres e Grupos de Capoeira e considerar a importância da mobilização sócio- cultural-educacional no processo.
        Temos o amparo da Lei n°12.288 de 2010, Estatuto da Igualdade Racial, seção IV, Do Esporte e lazer, artigo 22:
 “A capoeira é reconhecida como desporto de criação nacional, nos termos do artigo 217 da Constituição Federal.”
       Enfim, prezados camaradas, não podemos esquecer que a nossa mobilização é contínua, educacional e inclusiva. Somos esportistas, somos artistas, somos agentes da cultura popular e temos o compromisso de melhorar a educação do nosso país e não realizaremos esse objetivo se não valorizarmos a arte, o esporte e a cultura.
                                                                Brasília, 12 de abril de 2010
                                                Axé, Equipe do Núcleo Pedagógico do Guará

Nenhum comentário:

Postar um comentário