Capoeira é história

Capoeira é história
capoeira é história de libertação

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Bom dia...

Bom dia para quem é de bom dia, boa noite para quem é de boa noite



Saravá Mestres. Venho através desta, solicitar que abençoem os nossos trabalhos e também socializar, com os senhores e demais camaradas algumas ações desenvolvidas em prol da capoeira e da cultura brasileira.

Hoje, temos um movimento de educadores populares que buscam a inclusão social, o saudoso Pedagogo Paulo Freire, ensinou que é possível diálogo entre antagônicos, é possível a paz, é possível e mais agradável vivermos com as diferenças culturais, temos de extirpar a desigualdade social.

No dia 19 de abril, eu, os camaradas Tony Guará (Mestrando/Gingado Capoeira) e Paulo Cesar (Vice-Diretor Do CED01 do Guará), nós participamos do II encontro de Diversidade da Regional de ensino de Santa Maria, lá tivemos preciosas palestras sensibilizando em relação à diversidade cultural, mas o momento mais importante, a nossa participação na roda de capoeira com os camaradinhas do ensino especial de Santa Maria, coordenada pela capoerista Angela Amoras, ali eu vivenciei o ritual e o ritmo. Os camaradinhas jogavam num envolvente jogo de dentro, com mandinga, com sabedoria e respeito ao próximo. Marcavam os golpes, sem acertar, mostrando uma peculiar e amorosa destreza, a energia estava incrível, era a pura manifestação do axé e do ijexá.

Porém, como nem tudo é floreio, tomamos uma banda no distúrbio que ocorreu no Ced04 do Guará, a insegurança pública, nua e crua na escola, foi como jogar-se no movimento do AÚ e tomar uma cabeçada na ponta da costela, enquanto as pernas ainda estavam no ar. Levantamos e a comunidade das cidades Estrutural e Guará, seus professores, alunos, pais e educadores populares já estão transformando a escola em de fato uma escola.

A educação popular na escola pública levou o movimento ao debate com a Deputada Distrital Rejane Pitanga, o Deputado Federal Roberto Policarpo e o Senador Paulo Paim, todos apoiaram as nossas ações. Conseguimos veicular o vídeo produzido pelo M.O.S.C.A sobre o II encontro da Capoeira e do Grafite na audiência que tinha como tema a violência na escola.

Agora no dia 28 de abril, quinta-feira, na Regional do Guará, teremos o III encontro de Educadores Populares,com o vanguardista Professor Luiz Eduardo, Luizão, será das 9 horas às 12 horas. Todos estão convidados, Axé!



Álisson Rafael, contato: 3901-6657

Nenhum comentário:

Postar um comentário