Capoeira é história

Capoeira é história
capoeira é história de libertação

sábado, 22 de outubro de 2011

Máquina de democracia

         "Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública"
         Anísio Teixeira (1900-1971), educador brasileiro 
         É com a  afirmação deste grande educador, pioneiro na educação integral  que desejo socializar a ação afirmativa concebida no CED04 do Guará, instituição de ensino que foi notícia no primeiro semestre como escola violenta. Tal acontecimento provocou a mobilização da comunidade escolar com o envolvimento de educadores populares, professores, alunos, moradores do Guará.
         Hoje temos aulas de video arte, capoeira, grafite, além do envolvimento da comunidade nos projetos desenvolvidos e foi em um desses projetos que o Educador Popular Lucas Rafael, voluntário, artista, influênciado por Glauber Rocha e Chico Sciense, concebeu o documentário " EJA- Educação Popular em ação, mostrando que educação é prática política. O vídeo documento destaca a importância do EJA na educação dos trabalhadores e que sim a escola é o caminho da libertação.
         A mudança da direção da escola também foi fundamental, pois os  novos gestores  tem identidade com a comunidade escolar, compromisso com a educação e com a categoria. Portanto, por gentileza, acesse e veja a prática de uma real gestão do povo na escola,
         Se cada educador da escola pública acreditar no seu poder de mobilização faremos do Brasil uma nação mais igualitária, fortaleceremos nossa categoria, teremos um sindicato forte e trabalhadores esclarecidos.
         Na Grécia, no Japão , na Austrália, na França e tantos outros países, os estudantes, os trabalhadores gritam pela morte do capitalismo, pelo fim da especulação financeira dos banqueiros, pelo fim das contradições que são veias pulsantes na busca pelo capital. Em meio a crise mundial, a sustentabilidade do Brasil depende mais do que nunca da formação da classe trabalhadora e da qualidade da escola pública.
          Para quem é entendido, "os capas" devem deixar a democracia fluir.

                                                                                                                Álisson Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário