Capoeira é história

Capoeira é história
capoeira é história de libertação

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Tradução e avaliação

Dentre tantos temas interessantes e importantes escolhi dois : Os dilemas da tradução e sobre avaliação. Primeiramente, somente depois de se estudar sobre como pode ser a problemática da tradução é que compreendo a importância do tradutor, ao ponto de questionar todas as traduções que já li até hoje. E vislumbro que o tradutor é tão importante como o próprio autor, na seguinte perspectiva , o tradutor pode intencionalmente ou não, mutilar e mudar o sentido original da criação do escritor original. Portanto, mas do que uma tradução literal ,o tradutor deve se inserir no universo do autor , tendo vivência das experiências, simbologia, conjuntura e ideologias que compõe a obra. O tradutor durante o iluminismo , vencida a etapa da idade das trevas do período medieval, alcança o merecido papel de destaque como também conhecedor dos saberes. A práxis , prática transformadora, que liga o conhecimento com a relação ensino e aprendizagem , passa também pela docência quando um autor é apresentado ao estudante, muitas vezes, tem o professor como tradutor. Eis a expertise do professor, educador, em construir com o estudante a visão mais próxima que o criador da obra desejava apresentar, respeitando suas concepções. Então, voltando a tradução, ao ler quaisquer obra , é preciso atentar quem é o autor e qual a sua formação. Em relação a avaliação no processo escolar , ela não pode ser fim, nem materialização de uma prática meritocrática, “ momento privilegiado” é o processo de ensino/apredinzagem ao longo das etapas que o estudante vivência. A avaliação tem como uma das facetas diagnosticar as habilidades e competências compreendidas e apreendidas ao decorrer do desenvolvimento do estudante, não sendo um instrumento de ameaça ou vingança. Tradicionalmente , alguns docentes concentram na avaliação o momento maior de suas aulas e desvalorizam assim as demais experiências em sala de aula. O aprendizado ocorre de forma diversa conforme cada individuo, cada um ao seu tempo, e também deve-se considerar que cada pessoa já trás consigo conhecimento de suas experiências de vida. A importância da avaliação no âmbito escolar é perceber o que o estudante não apreendeu e por que não apreendeu, e posteriormente possibilitar tal aprendizagem. Concluo, que as temáticas supracitadas são fundamentais para a formação docente e por desdobramento também uma formação de excelência aos estudantes. O futuro da educação depende de uma visão transdisciplinar do docente e sua práxis no chão da sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário