Capoeira é história

Capoeira é história
capoeira é história de libertação

sábado, 29 de dezembro de 2018

Coisa boa que não foi...

Ele foi pego num cerco inevitável, sim pois não era ele a presa, não esperava aquilo, foi pego numa noite qualquer num dia qualquer , ele pensará que péssimo dia, o jogaram no chão lhe deram chutes em varias partes do corpo, ele sentiu o sangue escorrer pelo seu nariz, o jogaram no porta mala de um veículo, e com um capuz em seu rosto o lançaram numa cela, sem luz , sem ventilação. Não fizeram perguntas , todos já haviam caído lhe disseram, todos quem? ele não sabia, o pegaram enganado. O que ele sabia é que tinha uns baderneiros incitando pessoas como ele, mas ele não gostava de confusão. Aprenderá cedo que religião não se discutia, aliás já tinha escolhido uma que era bem popular para não ser excluído, política então nem pensar ele deixava para os políticos , ele odeia política, futebol ele não era bem entendido no assunto, mas tinha um time escolhido, nunca mudará, talvez uma das convicções mais certas da sua existência é de que não se mudava time de futebol. Recebia uma minguada ração diária, as vezes tomava banho de sol, não recebia visitas , perguntava por que estava lá, olhavam para ele fechavam o rosto e mostravam rugas rancorosas, não respondiam. A solidão, o isolamento e principalmente não saber o motivo do encarceramento estavam o enlouquecendo, ele pensou nos casos que teve, nas dividas que tinha, nada poderia ter o levado até ali. Ele não tinha ideia de quem o prendeu e o motivo. Será que ele seria cobaia de uma experiência ou vítima do tráfico de órgãos ? Que loucura era aquela? Ele foi perdendo a noção do tempo, não sabia se estava privado da sua liberdade por dias, por meses ou por anos. Preso, louco, estava ali remoendo, ruminando o passado por não existir presente e o futuro algo inatingível. Um dia sem mais e nem menos, jogaram suas roupas em cima dele e falaram vai embora, ele levantou-se , pegou suas tralhas , e antes de sair , não resistiu e perguntou o que ele tinha feito para ficar ali? O Homem olhou sério e com uma voz de julgador respondeu com toda convicção coisa boa que não foi ....

2 comentários:

  1. História muito real dentro de um período de nossa história. O esposo de uma tia de meu pai, ferroviário, a serviço de seu sindicato, em SP, viveu uma história muito parecida. Quando se dirigia para o trabalho, foi preso, sem saber quem o prenderam e, por quê o prenderam. A diferença foi que o coitado apanhou muito antes de ser solto. Seus algozes queria saber o que tratavam contra o regime.
    Loucura! Nunca mais deveremos passar por isso.

    ResponderExcluir
  2. Foram anos loucos eu vi e vivi. Era aluna daUnB.Onestino Guimarães. ..nosso presidente"FEDERACAO DOS ESTUDANTES UNIVERSITARIOS DE BRASÍLIA"FEUB.Como sofreu aquele aos seus dezoito aninhos .Era uma criança linda, valente, cheio de sonhos de um Brasil melhor. Muitos nem conheceram sua história, e ele deu seu bem mais valioso em da felicidade de tantos que, se quer o conheceram . Onde quer que você esteja, meu amigo, sei que estará fazendo coisas boas. Sou espírita e creio que a alma não morre. Meu lindo e valente presidente. Quem sabe você seria hoje o presidente desta nação tão rica e contraditoriamente tão pobre de heróis..Na consigo escrever mais. Sua lembrança me leva às lágrimas, se torna difícil ver as letras. Tenho hoje setenta e nove anos, eu era na época uma mocinha, também sonhadora. O que tivemos depois foi um lindo homem que hoje está envelhecendo na prisão. LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. Creio mesmo que seja algo criminoso amar este nosso país, pois todos que o amaram perderam a vida, a paz, o direito de sonhar Daqui a poucos anos irei embora deste mundo cheio de tantas misérias. Permita Deus que eu possa encontra-los. Joaquim José da Silva Xavier, ,HonestinoGuumaraes e muitos outros. Sou uma uma sonhadora desconhecida mas levo o peito cheio de amor...Que horror é esse, que país contraditório.

    ResponderExcluir